.
Para uma vida intelectual saudável






Corruptos são os indivíduos, que travestidos de policiais, políticos, professores, advogados, juízes, fiscais, médicos, motoristas de táxi, jornalistas e outros mais, são as partes visíveis e uma extensão de nós mesmos, por nossa natureza.








   É UM ERRO PENSAR QUE...


Por Frederico Rochaferreira



É

um erro pensar que a policia em nossa sociedade é corrupta ou que são corruptos os políticos. Assim como não são corruptas as Universidades que apadrinham seus preferidos nos mestrados e doutorados, que apadrinham nos concursos futuros professores ou que mantém em seus quadros, docentes de comprovada depravação moral.

Não se deve pensar que são corruptos os advogados que procuram transformar autores de crimes hediondos em inocentes, juízes que vendem sentenças ou fiscais que fazem da propina seu sacerdócio. Da mesma forma o médico que falta ao trabalho no feriado ou deixa o residente em seu plantão, o motorista de táxi que circula aleatoriamente para cobrar mais do incauto passageiro ou a empresa jornalística que manipula resultados e pesquisas. Quando apontamos o dedo em direção a estes e outros membros e setores da sociedade, apontamos para o lado errado. Corruptos são os indivíduos, que travestidos de policiais, políticos, professores, advogados, juízes, fiscais, médicos, motoristas de táxi, jornalistas e outros mais, são as partes visíveis e uma extensão de nós mesmos, por nossa natureza.













Karl Kraus

"A corrupção é pior que a prostituição. Esta pode pôr em perigo a moral de um indivíduo, aquela, invariavelmente põe em perigo a moral de toda uma nação."