FREDERICO ROCHAFERREIRA
www.sitefilosofico.com
Membro da Oxford Philosophical Society






 
Um país distante da filosofia será sempre um país de povo rude e vazio, onde as diferentes rudezas e vazios, pelo vício de caráter e carência de conhecimento, não distinguirão homens, mulheres, jovens, idosos ou posição social dentro da sociedade, mas se manifestarão de formas distintas em todas as áreas e camadas sociais.









   UM POVO DISTANTE





DA FILOSOFIA


Por Frederico Rochaferreira



q

uando uma sociedade é desigual significa que ainda falta a seu povo os valores básicos que o dignifique como portadores de direitos e deveres, e desta ausência podemos ilustrar alguns dados de prognóstico sombrio. O Brasil têm 16,27 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, (fonte IBGE) e 45% dos municípios não têm coleta de esgotos (fonte PNSB). Mais de 11 milhões de brasileiros vivem miseravelmente em favelas ( fonte IBGE), 13,2 milhões não sabem ler nem escrever (fonte IBGE), e 33 milhões são analfabetos funcionais (fonte IBGE).

Entre os estudantes brasileiros do ensino superior, 38% não dominam o básico de leitura e escrita (fonte Inaf), no ensino médio 65% dos estudantes não dominam a leitura plena, no ensino fundamental este percentual é de 85% (fonte IBOPE) e no período 2011/2012 o Brasil ganhou mais 300.000 analfabetos (fonte Pnad, IBGE), sendo que mais de 730 mil crianças estão fora da escola (fonte Ipea). Este trágico quadro da educação brasileira, permite ao país as últimas colocações nas avaliações internacionais. Mais de R$ 50 bilhões é o valor anual da corrupção brasileira, maior que o Produto Interno Bruto da Bolívia que é de R$ 45 bilhões (fonte Fiesp), e de 48 países avaliados sobre eficiência sobre o sistema de saúde, o Brasil foi o último colocado ( fonte Cons. Bloomberg, EUA).

Um país distante da educação é um país de povo rude e vazio, onde as diferentes rudezas e vazios pelo vício de caráter e carência de conhecimento, não distinguirão homens, mulheres, jovens, idosos ou posição dentro da sociedade, mas se manifestarão  de formas distintas em todas as áreas do conhecimento e camadas sociais.













Abraham Lincoln 

"A filosofia na sala de aula de 
uma geração, será a filosofia 
do 
governo seguinte"






"A função da educação é ensinar
a pensar de forma crítica."

 
Martin Luther King